Domingo, 04 de setembro de 2011.
O Que Jesus Espera dos Seus Seguidores – John Piper
Mandamento 12: Adorem ao Senhor em Espírito e em Verdade.
Textos básicos: Jo 4:23-24; Mt 4:10; Mt 15:8-9; Mt 6:24; Is 1:11-18;
“ESTÁ CHEGANDO A HORA, E DE FATO JÁ CHEGOU”
Que declaração radical, essa de que a hora de fato já chegou, a hora em que não haveria mais adoração em Jerusalém! O que Jesus estava querendo dizer? Jesus fez a maravilhosa afirmação de que ele era o Messias tão aguardado pelos judeus. “Disse a mulher: ‘Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier explicará tudo para nós’. Então Jesus declarou: ‘Eu sou o Messias, Eu que estou falando com você’” (25-26). Por isso, quando Jesus afirmou que a hora “de fato já chegou” – em que não haveria mais adoração em Jerusalém –, Ele quis dizer que o Reino do Messias havia chegado e que a forma de adoração á qual o povo estava habituado seria radicalmente modificada.
“DESTRUAM ESTE TEMPLO, E EU O LEVANTAREI EM TRÊS DIAS”
Jesus declarou que ele próprio substituiria o templo. O “lugar” de adoração – o “lugar” onde o povo se encontraria com Deus dali em diante – seria Jesus, não o templo em Jerusalém. Ele transmitiu essa informação de algumas maneiras. Por exemplo, disse dentro do templo: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias.” (Jo 2:19). O autor do evangelho explica: “Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo” (21). Jesus estava afirmando que, quando ressuscitasse, ele seria o novo “templo” – o lugar onde o povo se encontraria com Deus. Jesus também disse o seguinte, lembrando que Davi, o rei de Israel, alimentara os seus companheiros com os pães da Presença, destinados apenas aos sacerdotes. Jesus estabeleceu uma ligação entre si e seus discípulos: “Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo” (Mt 12:6). Ou seja, “o Messias, o Filho de Davi, está aqui, e ele próprio tomará o lugar do templo”.
TODA ADORAÇÃO DEVE SER POR INTERMÉDIO DE JESUS E A JESUS
A nova e importante verdade é que a adoração passa a ser feita por intermédio de Jesus. Ele é o templo onde encontramos a Deus. Essa afirmação é verdadeira porque Jesus derramou seu sangue “para perdão de pecados” (Mt 26:28), deu a “vida em resgate por muitos” (Mc 10:45) e abriu o caminho, por meio do seu corpo crucificado e ressuscitado, para nos reconciliar com Deus (Jo 3:16, 36). Não existe meio de os pecadores oferecerem adoração aceitável a Deus sem a intermediação do sangue de Jesus.
Uma das implicações desse conceito de adoração é que ela se aplica à vida inteira, bem como aos cultos na igreja. A essência da adoração está na visão verdadeira de Deus em nossa mente e nas afeições autênticas de nosso espírito por Deus. Toda vez que manifestações a excelência de Deus por meio de palavras ou de ações procedentes de um espírito que o ama como é, o estamos adorando.